Características do Ingrato

Exemplos da Gratidão: da esquerda para direita: Armando Castigo Gonera, Mário Valentim Langa e Manuel Armando sora.

Muitas vezes e a bom tom, dissemos a alguém que ele/a é ingrato/a. Que fulano/a não sabe retribuir gratidão a qualquer coisa que outrora lhe havíamos manifestado.
Mas o que é a ingratidão ou ser ingrato?
Trarei aqui trés definições básicas que podem nos ajudar a clarificar o termo ingratidão (ou pessoa ingrata);
  •        A bíblia nos relata em muitos dos seus livros, muitas passagens que podemos introduzir no curiculum do ingrato, como por exemplo a Salmos 95: 10, durante quarenta anos fiquei irado com aquela geração e disse: *Eles são um povo de coração ingrato, não reconheceram os meus mandamentos*; Salmos 78:11 Esquecer o que ele tinha feito, as maravilhas que lhes havia mostrado. Mesmo na religião, há relatos de indivíduos que se mostram ingratos em relação ao seu Senhor, e destes segundo a Bíblia não herdaram o reino dos Céus.
  •          O Dicionário da língua portuguesa a palavra ingratidão, significa qualidade de pessoa ingrata, falta de gratidão. Por sua vez o ingrato seria alguém que paga o bem pelo mal, que não compensa o trabalho que lhe consagra.
  •         Filosófico o ingrato seria o desonroso, o que age pelo ego, aquele que não transparece as barreiras sociais ou de relações morais; um marginal (Alguém que esta alem da margem normal), um insano, estéril, escabroso, difícil, molesto, improdutivo, desgracioso, desagradável, feio.

Tal como se pode observar, muitas e negativas são as qualidades do ingrato ou então actos provenientes da ingratidão. Já se pode perceber que as características do ingrato ou proveniente da ingratidão são enumeras, mas com base numa investigação por mim lavrada apresentarei a seguir tres principais características do ingrato ou da ingratidão que achei pertinentes:
  • ·         Esquecimento: o ingrato é alguém que esta sempre a esquecer-se das suas responsabilidades e daquilo que deviam ser suas reais relações morais;
  • ·         Murmúrios: o ingrato sempre murmura das coisas, pois para ele, sempre se poe no lugar de vitima, ve as pessoas como chatas e oportunistas e que apenas ele esta certo das suas convicções;
  • ·         Indiferença: por natureza o ingrato é indiferente, pois quando se espera gratidão da sua parte, não cumpre com o esperado, age de maneira discreta e surpreende quando menos esperamos, apresentando aquilo que lhe é característico. A ingratidão.

Devemos ter postura e precipícios de responsabilidade social, pois a ingratidão é sinonimo de desrespeito e desprezo, pois quem a ingratidão pratica, ofende-se a si mesmo, pois despreza o próximo favor que lhe podia ser feito. A aquele que pratica a ingratidão bani-se a si mesmo, pois não será merecedor nem do favor de Deus.

Um simples obrigado pode mudar muita coisa na vida, e garantir laços de amizade, compaixão e Graça por parte de Deus. Diga sempre obrigado a todo favor merecido ou imerecido e tenha sucessos na vida.

Referências Bibliográficas
Biblia Sagrada NVI 12 ed. 2016
Dicionário português para língua portuguesa. 1991.

Comentários

Mais Visualizadas

Funções da Filosofia

Praticas etnograficas de Mocambique colonial e pos-colonial

MÉTODOS E TÉCNICAS DA HISTÓRIA